Formandos

Recife, PE

DICAS PRA VOCÊ SAIR BEM NAS FOTOS DA SUA FORMATURA!


Formatura te lembra o que?

A primeira coisa que vem à cabeça são as fotos. Tem as fotos do ensaio no estúdio, fotos ao ar livre, fotos com beca, fotos com o outfit estilosinho que você passou três dias escolhendo e ainda tem as fotos tiradas no grande dia junto com a turma, amigos e familiares. 

Pra quem nasceu pra ofuscar os flashes, esse é o momento perfeito. Faz pose, carão e ainda dá as melhores ideias de poses. Agora, sempre tem uma parcela tímida que só em pensar nos ensaios fotográficos já se encolhe. Se você se identifica com o segundo grupo ou quer aprimorar ainda mais suas habilidades de modelo, segue com a gente. Vamos te ajudar com dicas práticas para você tirar de letra todas as etapas de sua formatura.


# 1 Se solte

Por mais difícil que possa parecer para algumas pessoas, o segredo é: relaxar. Para se sair bem nas fotos, tente agir com naturalidade para que o fotógrafo capture seus momentos mais espontâneos. 


# 2 Respeite seu próprio ritmo

Todo ensaio fotográfico conta com uma sequência de fotos formais, com poses tradicionais, e outra parte mais descontraída. Então, não se afobe, aproveite para tirar essas fotos “sérias” no início do ensaio, quando é normal ficar um pouco engessado e, a medida, que você for ganhando autoconfiança e ficar mais à vontade com as lentes e com o fotógrafo, passe para as fotos divertidas. Mas não se preocupe, é papel do fotógrafo orientar e dirigir o ensaio para que o resultado final saia da melhor forma possível.


# 3 Vá com amigos

Em turmas maiores, algumas fotos são feitas com um grupo por vez. Se esse for o seu caso, escolha as pessoas que tem mais intimidade para fazer as fotos com você. Entre amigos, fica mais fácil ficar à vontade e se sentir bem na frente da câmera. 


# 4 Se divirta

Faça desse momento uma diversão. Apesar de ser uma etapa extremamente importante, não precisa encarar com tanta seriedade. Se não, corre o risco de você transparecer toda a sua preocupação nas fotos. Já pensou?


# 5 Elegância, por favor

Você pode até passar a maior parte do tempo com a coluna em formato de ‘S’, mas, no momento da foto, você incorpora a bailarina: barriga pra dentro, ombros para trás e queixo erguido (não quer sair com papada, não é?). Mantenha o olhar em em linha reta e levemente pra cima como todos os famosos bem sucedidos fazem. Se não sabe o que fazer com as mãos, coloque na cintura, no bolso ou cruze os braços (com charme, sempre!).


# 6 Converse com o fotógrafo

Muita gente não percebe a importância de conversar com o fotógrafo. Mas, assim, vocês se conhecem e ficará mais fácil para o profissional entender sua personalidade e a melhor forma de capturar suas características. 


# 7 Valorize seu rosto

Vire o rosto e explore ângulos diferentes até encontrar o que mais te agrada. Teste expressões variadas… aperte um pouco os olhos em uma foto, olhe para os lados em outra. Se for rir, tente ao máximo um sorriso leve e espontâneo. Se esse não for o seu forte, melhor uma expressão suave e mais neutra. Conte também com alguns produtos de beleza, maquiagens e penteados.


# 8 Use a criatividade

Tanto nos ensaios individuais, como nos coletivos, as melhores fotos são aquelas que saem do usual. Então, além das tradicionais fotos que toda formatura deve ter, pense, junto com a turma, de que maneira vocês podem inovar e fazer umas fotos descoladas com a cara de vocês. Pode ser a turma toda em um bar, dentro da universidade, em sala de aula e ainda usar elementos relacionados à futura profissão: uma turma de medicina veterinária segurando seus bichinhos de estimação ou uma turma de engenharia civil em um canteiro de obras, por exemplo.

No grande dia da formatura, não vai dar pra aplicar todas as dicas, então, lembre-se do principal: se divertir e relaxar. Os fotógrafos irão registrar os melhores momentos desse dia. No final, vai ficar até difícil montar o álbum com tanta opção. As fotos são a lembrança concreta de um momento muito importante, tanto para os formandos, quanto para seus amigos e familiares. Por isso, é importante contar sempre com uma equipe de profissionais e com um serviço de qualidade.


# 9 Dicas de produção para as fotos

Nas fotos externas levem roupas e acessórios para trocar lá nas fotos individuais e em grupo. Levem camisa de time, bandeira, bua de pena, chapéu, bolas, tintas, fumaça, bandeira do brasil, do estado, se tiverem algum robe como tocar violão podem levar, livro Vade Mecum, chamem seus familiares e amigos para participarem das fotos.
As fotos de beca serão em grupo e individuais.


# 10 Referências de poses para as fotos

Pesquise sobre referências de fotos com poses e estilos que você deseja fazer. Use essas referências e mostre para o seu fotografo.


Dicas para seu ensaio de formatura por Fernando Raphael & Fabiana Schreiner.



Tags

fotos de formatura fotos de beca fotos com beca formatura formando dica de ensaio de formatura

Formatura
Ensaio de Formatura
Ensaio criativo de Formatura
Letras para Ensaio de Formatura
Ensaio de Formatura com beca
Ensaio de beca para formando
Ensaio criativo de Formatura no estúdio fotográfico
Ensaio criativo de Formatura externo
Dicas de ensaio de formatura
Formatura de faculdade
 Formatura de universidade
Formatura de colégio
Ensaio fotográfico com beca
Ensaio criativo de Formatura com beca